Apanhados
"A fome, ou mais propriamente carestia, é uma crise social e econômica acompanhada de má nutrição em massa, epidemias e aumento na mortalidade."
"A Primeira Guerra Mundial matou 10 milhões de pessoas. A Segunda Guerra, mais 50 milhões. A Guerra Fria, outros 20 milhões."
"A quantidade de conflitos e o grande desenvolvimento dos meios de comunicação no século XX permitiram sensibilizar populações de diversos países sobre os problemas ocorridos principalmente durante a Guerra Fria e nos anos que a seguiram. Missões de paz tornaram-se cena comum, apesar dos diversos problemas enfrentados."
"Hoje o principal produto das guerras, além da destruição, é o grande número de refugiados. A situação dos refugiados nos seus próprios países é precárias e insegura."
"Entre 1740 e 1974, o planeta teve 13 bilhões de habitantes e assistiu a 366 guerras de grandes dimensões, ao custo de 85 milhões de mortos. O resultado dessas guerras parece ter sido um prémio à agressão, pois em dois terços delas o agressor saiu-se vencedor e, quanto à duração, 67% terminaram em prazo inferior a quatro anos” Francisco Doratioto, Maldita Guerra"
"A organização mundial de saúde estima-se que um terço da população do mundo e bem alimentada, um terço e subnutrida é um terço passa fome"
"No entanto o mundo tem condições de produzir alimentos suficientes para a sua crescente população, algumas fomes são causadas por seca e outras catástrofe naturais, mas essas crianças estão provavelmente a morrer de negação por causa da crueldade do homem, com os seus semelhantes... "
"Enquanto essas crianças morrem de fome, nações do ocidente queimam milhões de toneladas de alimentos por ano, para manter os preços altos..."
"O ex-presidente americano general Eisenhower, definiu numa forma simples o verdadeiro custo da guerra.
“Toda a Arma Fabricada, todo o míssil e foguete lançado é, num certo sentido, um crime contra os que passam fome e não são alimentados, contra os que passam frio e não são agasalhados.”"
"Apesar das repetidas intenções dos líderes mundiais para acabar com a fome, a fome em massa continua sendo crónica na África e Ásia. Em julho de 2005, a Famine Early Warning Systems Network classificou o Níger com status de emergência, assim como Chade, Etiópia, Sudão, Somália e Zimbabue. Em janeiro de 2006, as Nações Unidas alertaram que 11 milhões de pessoas na Somália, Quênia e Etiópia estava em perigo de severa fome em massa por uma combinação de conflitos militares e seca prolongada. Em 2007, a crise mais séria é em Darfur e no Sudão..."
Subscrever:
Comentários (Atom)

